Quem nunca ouviu falar das chamadas “manchas senis”? Ou quando vê em alguém, não lembra, na hora, do vovô ou da vovó?

Pois é. Também conhecidas como melanose solar, elas são chamadas assim porque costumam aparecer em pessoas de mais idade.

Mas a verdade é: diferente do que muitos pensam, essas manchas NÃO são provocadas pela idade. Elas ocorrem devido ao dano causado à pele ao longo dos anos.

Como acontece?

A luz ultravioleta (UV) do sol é a principal causa das manchas.

Sabemos que o pigmento que dá cor à pele é chamado melanina. A luz UV acelera a produção dessa melanina, o que resulta na pele mais escura do bronzeado.

Depois de anos de exposição à luz UV, a melanina fica acumulada em determinadas áreas e é produzida em altas concentrações, dando origem às manchas senis.

Qual o tratamento?

Existem tratamentos como peelings químicos, Luz Intensa Pulsada, Lasers e Crioterapia que amenizam bem as manchas de pernas e braços.

O que considero mais eficaz é a Luz Intensa. É um tratamento que consiste na aplicação de uma luz sobre a pele para tratar as manchas senis (lentigos), e também alterações vasculares (telangectasias, couperose, rosácea), e acne.

São necessárias cerca de 5 a 6 sessões, com intervalos mensais. Após o tratamento, recomendo se evitar exposição solar por 7 a 10 dias.

Usar Protetor solar e hidratação intensa também são super indicados para garantir uma recuperação mais rápida e segura, ok?

Lembre sempre de consultar um profissional de confiança para qualquer procedimento, o mais simples que seja! Tire todas as suas dúvidas, fale sobre seu histórico de tratamentos, doenças, tudo isso faz muita diferença no resultado final!