Melasma é um motivo muito comum que leva diversas pessoas aos consultórios de Dermatologia. Você provavelmente já ouviu falar a respeito.  Mas embora o tema seja corriqueiro, nem sempre é conhecido devidamente.

Nesse artigo você poderá saber um pouco mais a respeito desse assunto. Nele será abordado o que é o melasma, fatores que predispõe o seu surgimento e claro, as possibilidades de tratamento disponíveis hoje em dia. Por isso, não deixe de ler até o final.

O que é melasma?

Dra. Angélica Prado Dermatologista em Belo Horizonte.

Geralmente o melasma são manchas escuras  que surgem na face. Embora menos comum, também podem surgir em outras partes do corpo como colo, pescoço e braços.

Melasma em homens e mulheres.

Essas manchas possuem a tonalidade marrom-acastanhado e é mais frequente o seu surgimento em mulheres. Entretanto, vale ressaltar que isso não significa que o público masculino esteja livre dessa condição, e significa apenas que ocorre em uma incidência menor ao se comparar com o número de mulheres afetadas.

Trata-se de uma alteração na pigmentação da pele que torna uma determinada  área mais escura que o restante.

A mancha do melasma e sua origem.

Para entender melhor o que ocorre é que há um excesso na produção de melanina dando origem à mancha que ao ser exposta ao sol, bronzeia com maior facilidade e assim, contrasta com a pele evidenciando portanto, a região mais pigmentada.

Uma vez que esse processo ocorre devido à exposição solar, por consequência surge em áreas do corpo que não estão protegidas da radiação.

Surgimento das manchas do melasma.

Ao se reparar em qual área do rosto é mais comum o surgimento das manchas, percebe-se que as maçãs do rosto, testa, nariz e buço são as regiões mais acometidas.

Como é o formato da mancha do melasma?

É importante destacar ainda que essas manchas possuem formato irregular mas bem definido, ou seja, ambos os lados possuem o mesmo tamanho e formato.

Melasma Dói?

Essas manchas não provocam dor nem coceira e talvez, a sua principal consequência seja o impacto que causa na auto estima pessoal. O diagnóstico é clínico e feito por um médico dermatologista.

 

O que piora o Melasma?

Não é uma tarefa fácil definir a causa exata que leva ao surgimento do melasma visto que varia de pessoa a pessoa. É por esse motivo que aqui será falado em fatores de risco que predispõem ao seu surgimento. As manchas escuras podem surgir devido ao uso de anticoncepcionais, predisposição genética e, principalmente, exposição frequente ou prolongada à luz ultravioleta ou visível. E até mesmo o estresse. Continue lendo que vou esclarecer melhor!


Melasma e herança genética.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 40% das pessoas que desenvolvem melasma possuem uma herança genética nesse sentido.

Além disso, as peles naturalmente mais pigmentadas também são as mais acometidas por melasma.


Melasma e o anticoncepcional

Outro fator de risco para o melasma é o uso de alguns anticoncepcionais femininos e a gestação, destacando aí as possíveis alterações hormonais decorrentes dessas duas condições.


Estresse e Melasma:

A pele é o maior órgão do corpo humano, e os efeitos emocionais, do estresse e da ansiedade é possível sim observar não só a piora do melasma, mais como desencadear  outros problemas de pele. Doenças de pele comum que podem ser agravadas pela influencia do estresse: Melasma, dermatite seborreica, acne, rosácea e psoríase.

 

Calor e Melasma: Vilões do Melasma que temos dentro de casa

O melasma é uma condição de pele caracterizada pelo surgimento de manchas escuras no rosto, principalmente no nariz, bochechas, testa, queixo e lábios (como já citado no início do artigo). Você sabia que o sol não é o único causador de manchas?

Conheça alguns vilões que temos dentro de casa prejudiciais para quem tem Melasma. Veja as imagens:

  1. O calor do secador
  2. Calor da chapinha
  3. Ferro de passar
  4. Fogão
Melasma - Dermatologista BH
Melasma – Evitar calor do secador.
Melasma - Dermatologista BH
Melasma – Evitar calor da chapinha de cabelo.
Melasma - Dermatologista BH
Melasma – Evitar calor do ferro de passar.
Melasma - Dermatologista BH
Melasma – Evitar calor do fogão.

 

A luz de celular, computador, luminárias, abajur e tablets também podem aumentar manchas. Tenha o protetor solar como seu aliado, ele vai te proteger dentro e fora de casa. Consulte a indicação do protetor solar ideal com seu dermatologista.

 

Tratamento caseiro para Melasma.

Em alguns casos, a realização de determinados tratamentos ou a sua realização de forma inadequada pode influenciar de forma negativa e assim, piorar as manchas. Muito cuidado com tratamentos caseiros que outras pessoas fazem e sugerem para você, cada um tem um tipo de pele e suas particularidades (procure um dermatologista para melhor orientação e tratamento do seu caso).

Contudo, é importante deixar claro que o principal elemento que leva ao surgimento do melasma é a exposição solar. Portanto, a melhor opção para quem possui um ou mais fatores de risco para o desenvolvimento de melasma é sempre usar proteção solar, seja por meio de barreira física ou química.

Melasma tem tratamento

É muito importante que todos saibam que o melasma tem tratamento. Portanto, é possível recuperar a auto estima por vezes perdida com o surgimento das manchas escuras na pele.

Atualmente existem várias opções de tratamento e é o dermatologista que está apto a definir a melhor opção para cada caso. Vale ressaltar que sempre que há a necessidade de se resolver problemas relacionados à pele, deve-se optar por um dermatologista membro certificado da Sociedade Brasileira de Dermatologia a fim de se obter um tratamento eficaz e seguro.


Melasma: quando iniciar o tratamento?

Como na maioria das situações que envolve a saúde de uma forma geral, quanto antes se inicia o tratamento melhores são os resultados. Com a pele e especificamente o melasma não é diferente. Tão logo perceba o surgimento das manchas, é o momento de iniciar o tratamento. O objetivo principal é minimizar as manchas e remover essa pigmentação de forma mais rápida.

O primeiro passo para tratar o Melasma.

É aumentar o rigor em relação ao uso de fatores de proteção solar independente de qual seja o tratamento escolhido.

Já com relação às opções de tratamento disponíveis no mercado para o melasma, destacam-se:

Clareadores tópicos.

E existem no mercado muitos produtos com esse intuito, clareadores com moléculas novas e modernas que podem ser usados durante todo o ano e não irritam a pele. A associação do tratamento realizado em casa com os procedimentos é o que mais da resultado e é mais efetiva.

Microagulhamento.

Por meio de microperfurações na pele se estimula a produção de colágeno, elastina e por fim, a renovação celular. É possível ainda injetar ativos (drug delivery) capazes de remover a melanina da pele e assim potencializar os efeitos do tratamento.

Tratamento laser para Melasma: Plataforma Solon.

O Laser vektra da plataforma Solon para o tratamento de melasma é um grande associado estratégico de tratamento para quem busca um pouco mais de agilidade e eficiência. A tecnologia a laser da plataforma solon, trata não só o Melasma, mas também olheiras e remoção de tatuagem.

Peelings

O clareamento da pele se dá de forma gradual graças à renovação celular gerada pela esfoliação da pele. Pode ser apenas superficial ou ainda atingir camadas mais profundas da derme.

Laser Lavieen

O Laser Lavieen trata-se de uma nova tecnologia de laser não ablativo que tem uma grande afinidade com a água. Por meio de danos controlados sobre a pele, o calor gerado faz com que haja a remoção da melanina presente em excesso.

Além da hiperpigmentação desaparecer, a renovação celular permite o surgimento de um tecido mais viçoso, com brilho natural e aparência jovial.

Outra vantagem desse tipo de tratamento é o fato de ser menos agressivo, o que permite uma recuperação fácil e rápida. Ou seja, tão logo termine a sessão, o paciente pode voltar ao exercício de suas atividades habituais.

E mais, é um procedimento seguro e com resultados visíveis já na primeira sessão. Saiba mais sobre o Laser Lavieen clicando aqui!

Prevenção do melasma

É muito importante compreender que embora o melasma seja uma condição frequente e que como já mencionado, há diferentes formas de tratamento com excelentes resultados, a prevenção é sempre uma ótima escolha para qualquer pessoa.

Melasma e a exposição solar

Como já bem explicado anteriormente, a exposição solar é o que potencializa a pigmentação da pele e portanto, a forma de prevenir é se proteger do sol.

A proteção solar pode ser feita de diferentes formas: uso de bonés, chapéus, guarda-sol ou sombrinha etc. Mas a principal delas é o uso de protetor solar com bom fator de proteção contra raios ultravioleta e também filtro físico, que protege contra luz branca e azul, melhorando a proteção contra luzes de casa e as telas de computador e celular.


Usar protetor solar mesmo em dias nublados.

Aliás, vale salientar que este deve ser usado mesmo em dias nublados e reaplicado várias vezes ao longo do dia, seguindo a orientação do fabricante ou do seu dermatologista.

A importância do dermatologista para o tratamento do Melasma.

Para evitar outros problemas dermatológicos é sempre bom lembrar que existem produtos específicos para cada tipo de pele. Sendo assim, buscar o auxílio de um dermatologista é fundamental não somente para o tratamento do melasma como também para a sua prevenção.

E assim, este artigo chega ao fim com a certeza de que várias dúvidas acerca do melasma foram esclarecidas. Maiores informações podem ser obtidas em uma conversa com o seu dermatologista.

 

Clinica Dermatológica Dra. Angélica Prado em Belo Horizonte

Dra. Angélica Prado é dermatologista em BH – Belo Horizonte MG
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
(SBD)
CRM MG: 52664
RQE: 38823